TRANSPORTE DE ÓRGÃOS

Parque de Material Aeronáutico de São Paulo realiza transporte de órgãos

Os órgãos foram deslocados a bordo da aeronave C-95M Bandeirante da FAB
Publicada em: 10/07/2023 18:45
Imprimir
Fonte: PAMA-SP, por Tenente Tatiana Quadros
Edição: Agência Força Aérea

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), em parceria com o Instituto do Coração (InCor), transportou, no dia 03/07, rins, fígado, córneas e um coração a bordo da aeronave C-95M Bandeirante. Os órgãos e o tecido foram coletados no munícipio de Jaú, em São Paulo. 

O Comandante da aeronave, Major Aviador Paulo Sergio Rosim Fernandes, ressaltou a nobreza da tarefa de transportar órgãos vitais e enfatizou a sensação indescritível de participar ativamente na missão de salvamento de vidas.

Salientando a importância da prontidão e do preparo da equipe para cumprir a missão, o Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Marcelo Rodrigues dos Reis Pontes, destacou a dedicação da Força Aérea Brasileira (FAB) com a Sociedade.

Após a captação, os órgãos foram prontamente transportados pela Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) e pelo Instituto do Coração para transplante. O fígado, conduzido pela equipe da Santa Casa de Marília, liderada pelo médico Francisco Sergi, foi transplantado na Santa Casa de São José dos Campos. Quanto aos rins e às córneas, foram encaminhados ao Hospital das Clínicas Botucatu - Unesp, pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Jaú, especializada em procedimentos de captação de múltiplos órgãos.

O cirurgião cardiovascular do InCor, Ronaldo Honorato, confirmou a qualidade do coração captado e o direcionamento para paciente. "Este órgão será destinado a uma paciente com arritmia grave e alta prioridade", disse.

A equipe médica, composta também pelos médicos Maribel Flores e Carlos Imberg expressou gratidão a todos os envolvidos. "Esta foi uma nobre atitude da família do doador, que compreendeu a importância de dar uma nova chance de vida mesmo em meio à dor", destacou.

Aparato Legal

A Lei 9.175/17 dispõe sobre órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para fins de transporte e tratamento. Segundo o dispositivo legal, a Força Aérea Brasileira (FAB) deve manter uma aeronave sempre disponível para cumprir missões dessa natureza, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde.

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) conta com o apoio da FAB para transportar equipes médicas de coleta, que conseguem se mobilizar em menos de duas horas para buscar o órgão e levar ao receptor em qualquer lugar do Brasil. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é responsável pelo planejamento de missões dessa natureza. De acordo com dados da Organização Militar (OM), fígados e corações são as cargas mais comuns de transporte de órgãos realizados pela Força Aérea.

Saiba mais sobre as missões TOTEQ.

Foto: Cabo Queiroz e Soldado M. Lima / PAMA-SP

imagens/original/45816/1_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45816/2_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45816/3_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45816/4_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45816/6_Easy_Resize.com.jpg